5 Aplicativos para Aprender a Programar do Zero

Aplicativos para aprender a programar do zero

Op√ß√Ķes para todas as idades e n√≠veis, mas todas com o mesmo objetivo: aprender c√≥digo para programar na tela do celular.

Poucas linguagens vão abrir mais portas no mundo do trabalho do que linguagens de programação. Existem muitos cursos e recursos para isso. Se queremos começar a testar no nosso próprio ritmo e com flexibilidade, um aplicativo móvel é a melhor opção.

A qualquer hora e lugar, do √īnibus √† fila do supermercado, podemos abrir um desses aplicativos e come√ßar a aprender a linguagem que queremos: do Python ao HTML, passando pelo JavaScript, CSS‚Ķ todas as idades e n√≠veis, mas todos com o mesmo objetivo: aprender a programar na tela do seu celular.

SoloLearn

Eles afirmam ter a maior coleção de cursos de programação gratuitos, de todos os níveis, e a verdade é que até agora não me decepcionei: SoloLearn transforma o aprendizado em diversão. Ele joga muito com a gamificação, portanto, concluir cursos ou conectar-se regularmente será muito mais fácil, mesmo que não sejamos muito disciplinados.

Python, JavaScript, CSS, HTML, C++, PHP‚Ķ Os t√≥picos s√£o muito variados e incluem princ√≠pios b√°sicos e cursos mais avan√ßados, com certa semelhan√ßa com o estilo de aprendizagem do Duolingo.¬†Um de seus destaques √© o espa√ßo do f√≥rum, onde voc√™ pode conversar com outros alunos sobre cada um dos exerc√≠cios e li√ß√Ķes.

SoloLearn inclui uma seção de desafios que podem fazer você adicionar pontos de experiência. Trata-se de enfrentar outro aluno no idioma de sua escolha e responder a perguntas do tipo teste que ajudam a reforçar o conhecimento enquanto desfruta do componente competitivo.

Baixe no  iOS  | Android

Udacity

Bom aplicativo se você quiser um aprendizado mais sério. Os cursos foram desenvolvidos por especialistas profissionais de empresas ao nível do Google, Amazon, Facebook e Github. A maioria dos cursos são gratuitos e baseiam-se, sobretudo, em vídeos. Em seu catálogo você pode encontrar aulas de introdução à programação, Inteligência Artificial e Python, introdução a HTML e CSS… embora seja possível que algumas delas exijam que tenhamos um PC desktop para completá-las. Cada curso é classificado de acordo com seu nível de complexidade: Iniciante, Intermediário e Expert.

O app Udacity possui quatro se√ß√Ķes: Inscri√ß√£o, com a lista de cursos ativos e a porcentagem que o usu√°rio concluiu para cada um, e Cat√°logo, onde voc√™ passar√° os primeiros minutos procurando os cursos mais adequados √†s suas necessidades.¬†As se√ß√Ķes s√£o conclu√≠das com Notifica√ß√Ķes e Configura√ß√Ķes.

Baixe no  iOS  | Android

Encode

Uma das melhores op√ß√Ķes se voc√™ est√° come√ßando do zero e n√£o sabe nada de programa√ß√£o.¬†Cont√©m li√ß√Ķes muito curtas e simples, de conceitos gerais e transversais a todas as linguagens de programa√ß√£o, embora as suas aulas sejam reduzidas a tr√™s linguagens: Python, JavaScript e Web (HTML e CSS).

A ideia do Encode é que você aprenda programando e para isso inclui muitos exercícios práticos com seu próprio console para você inserir seu código. Assim, de forma eficiente e direta, ele começa a conhecer alguns termos básicos para cada uma das línguas.

Baixe no  iOS  | Android

Mimo: Aprenda a codificar

Quando o aplicativo Mimo √© baixado, a primeira coisa que eles perguntam √©: ‚ÄúO que voc√™ quer alcan√ßar?‚Ä̬†As op√ß√Ķes s√£o quatro caminhos diferentes: desenvolver um aplicativo iOS, criar uma p√°gina web, ser um hacker ou fazer um jogo.¬†Mais tarde voc√™ pode mudar seu objetivo e at√© explorar outros temas mais espec√≠ficos.

A partir daqui, trata-se de aprender enquanto se diverte. O Mimo oferece uma maneira muito interativa de aprender código, passo a passo e com um design bonito e colorido. Ideal para iniciantes e pessoas que precisam de um empurrãozinho além de seu interesse inicial.

A versão para Android ainda não está disponível, mas em seu site eles indicam que não demorará muito para chegar.

Baixe no  iOS

Programming Hub

Os especialistas do Google ajudaram a desenvolver os currículos do Programming Hub projetados especificamente para tornar o aprendizado de código não complexo nem chato.

Perguntas do tipo teste com v√°rias respostas, explica√ß√Ķes simples e um enorme reposit√≥rio de li√ß√Ķes nas quais voc√™ encontrar√° Java, C++, C, HTML, JavaScript, Python 2, Python 3, CSS‚Ķ Inclui cursos introdut√≥rios, mas tamb√©m mais avan√ßados , caso voc√™ venha com fundamentos claros.

Sem exigir nenhum tipo de aplicativo separado, o Programming Hub permite que você teste seu código em seu próprio compilador móvel, depois de dominar alguns princípios básicos.

Baixe no  Android

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado.